Imagem "o que eles pensam"

Imagem "o que eles pensam"

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atitude - A Verdade Sobre Os Primeiros Encontros



Antes de mais nada, quando for se preparar para o primeiro encontro é preciso determinar se você é um otimista ou pessimista.

Para os que acreditam em amor a primeira vista é normal ser totalmente positivo e partidário a ideia de que tudo vai certo. Confiar cegamente que a primeira impressão pode, de fato, determinar o rumo dos acontecimentos é uma maneira eficaz de adquirir auto confiança e demonstrar simpatia; E ainda que hajam obstáculos intransponíveis como a distância, diferenças culturais, ou mesmo a total falta de interesse do candidato, nada é impossível quando o amor se manifesta.

Já para os mais céticos, ser pessimista é apenas ser realista. É acreditar que nada vai dar certo mesmo e bater na tecla que não existem surpresas boas porque nada de bom jamais irá surpreender logo de cara. A colocação negativa, na verdade, funciona para evitar mais decepções e protege que o seu representante se exponha ao risco de se deixar enganar.

Depois de 26 anos de tudo que aprendi sobre pessoas, relacionamentos e teorias do amor, ainda não consigo decidir se sou crente ou incrédulo,

A verdade é que não tenho mais paciência para primeiros encontros porque são tantas as agonias e preocupações que se tem ao tentar impressionar o outro que já não há mais espaço para a naturalidade.
O penteado impecável, não pode parecer tão perfeito a ponto de mostrar que foi cuidadosamente moldado, a roupa toda alinhada e especialmente adquirida para a ocasião precisa demonstrar ter sido casualmente escolhida para demonstrar descaso, e as ideias devem ser cuidadosamente apresentadas para não assustar ou impressionar demais.

A conversa que deveria ser descontraída e sincera é superficial e mentirosa para não revelar muito logo de cara. Acho engraçado que o primeiro bate-papo se tornou mais sério que uma entrevista de emprego onde ninguém pode realmente ser o que é, senão perde a oportunidade de ser feliz para sempre.

Ninguém conta que já traiu, não fuma, não come o suficiente e nem faz sexo para não passar a impressão errada, mas não consigo parar de pensar que a pior impressão que se pode passar é justamente de alguém que não faz aquilo que tem vontade porque tem medo da reprovação de um desconhecido. Quando foi que o medo de desagradar se tornou mais significativo do que a autenticidade?

Aprendemos a diminuir o valor da delicadeza ao invés de exibir aquilo que justamente nos motivou a sair de casa dispostos a encontrar alguém que fez a mesma coisa. Os detalhes que não mostramos pela idiotice do jogo da sedução são as particularidades que nos diferenciam de todas as outras pessoas que, de tanto se esconder, já se tornaram invisíveis.

A dedicação demonstra o quanto você se dispõe a sair da zona de conforto e oferecer um pouco do seu tempo para uma pessoa que não tem a obrigação de corresponder expectativa nenhuma. Não existe decepção quando não há esperança, mas se formos céticos demais não saberemos identificar o milagre se ele acontecer.

O primeiro encontro perfeito acontece quando o realismo e o sonho sentam na mesma mesa para trocar ideias. Ser otimista ou pessimista é uma questão pessoal, o que importa mesmo é ser verdadeiro, afinal de contas fica difícil identificar a fraude quando você também é de mentira.

Um comentário:

  1. Real, inteligente, sem rodeios, joga na cara as verdades que muitos teimam camuflar! Sem fraude, porque você não é de mentira!

    ResponderExcluir